O direito do consumidor rege os contratos diários e os consumidores individuais agindo em seu próprio nome. Essas leis foram elaboradas para proteger seus direitos básicos como consumidor. Em outras palavras, eles nivelam o campo de atuação para proteção e fornecem uma base para recurso se você for prejudicado financeiramente. As leis de proteção ao consumidor são estatutos federais e estaduais que regem as práticas de vendas e crédito envolvendo bens de consumo. Esses estatutos proíbem e regulam práticas enganosas ou inconcebíveis de publicidade e vendas, qualidade do produto, financiamento e relatórios de crédito, cobrança de dívidas, arrendamentos e outros aspectos das transações do consumidor. O objetivo das leis de proteção ao consumidor é colocar os consumidores, que são cidadãos comuns envolvidos em negócios, como comprar bens ou pedir dinheiro emprestado, em pé de igualdade com empresas ou cidadãos que se envolvem regularmente em negócios.

As leis do consumidor que protegem os consumidores cobrem transações monetárias, como compras no varejo de consumidores, dívidas de cartão de crédito, empréstimos pessoais, bem como compra e investimento de casa. Este artigo destina-se a conscientizar o público de que existem certas leis e são projetadas para ajudar a proteger os consumidores a resolver a grande maioria das disputas de consumo utilizando várias formas de resolução, incluindo: Negociação, Mediação, Arbitragem e Processos Judiciais. Seus direitos e obrigações como consumidor podem ser afetados por muitas áreas da lei. Essas leis regulam uma ampla variedade de transações do consumidor e são a própria essência da defesa contra práticas enganosas e enganosas. Existem várias leis cujas reclamações podem ser feitas em nome de consumidores prejudicados, tais como: Lei de Proteção ao Crédito ao Consumidor.

O litígio do consumidor representa os consumidores em tribunais federais, estaduais e locais contra credores, cobradores de dívidas e comerciantes. Os consumidores são muitas vezes vítimas de roubo de identidade, são processados ​​por dívidas que não têm ou tiveram sentenças proferidas contra eles em ações de cobrança processualmente defeituosas.

Empregando métodos de investigação minuciosos, usando auditorias, análise de securitização e revisão de quaisquer ações judiciais iniciadas por um credor, um advogado do consumidor pode defender essas ações, bem como contestar por meio de qualquer uma das leis federais mencionadas. Cada caso deve ser avaliado em seu próprio mérito. Além disso, existem leis estaduais com proteções semelhantes oferecidas aos consumidores. Por exemplo, se você tem uma dívida na qual um cobrador terceirizado está constantemente lhe incomodando para pagamento e, finalmente, tenta iniciar uma ação judicial contra você, contratando um advogado qualificado, ele poderá contestar a dívida e até entrar com uma ação judicial devida. ao fato de não terem a devida documentação anexada em juízo para receber uma sentença. Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.advogabrasil.com.br/

Garantias do produto

A maioria das empresas que fabricam produtos oferece uma garantia, que é uma promessa aos compradores. Uma garantia explica o que o fabricante fará se o produto estiver com defeito. As garantias podem ser expressas (escritas ou verbais) ou implícitas. A lei federal rege as garantias escritas, enquanto as leis estaduais regem as garantias implícitas.

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Garantias escritas

A lei federal não exige que os fabricantes forneçam uma garantia por escrito, mas se optarem por fornecer uma, ela deverá atender aos requisitos federais. Por exemplo, a garantia deve explicar claramente seu escopo (completo ou limitado), ser fácil de entender e estar prontamente disponível quando o produto for adquirido. Os consumidores podem processar empresas que emitem garantias falsas ou enganosas ou que não cumpram suas obrigações sob uma garantia.

Garantias implícitas

Quando um fabricante vende um produto a um consumidor, geralmente fornece duas garantias implícitas:

Um fabricante pode ser processado por um comprador do produto por violação de uma garantia implícita. Muitos estados impõem um estatuto de limitações relativamente curto (quatro anos) em ações judiciais com base na violação de uma garantia expressa ou implícita.

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Leis de segurança do produto

Os fabricantes de produtos vendidos ao público devem seguir as regras e regulamentos criados pela Consumer Product Safety Commission. A CPSC regula todos os produtos de consumo, exceto aqueles (como armas e drogas) que são supervisionados por outra agência. Ele estabelece os requisitos de segurança do produto, emite recalls, avalia os perigos do produto e proíbe os produtos que considera perigosos.

Se o CPSC determinar que um determinado produto representa um perigo para o público, ele envia uma carta ao fabricante explicando a violação e a ação corretiva necessária. O fabricante pode ser obrigado a notificar o público sobre o perigo, corrigir o perigo do produto, parar de vender o produto, recolher o produto ou qualquer combinação destes.

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Guias do consumidor da FTC

A FTC também emite guias para ajudar a garantir que os consumidores estejam protegidos em novos setores. Por exemplo, os americanos estão cada vez mais interessados ​​em produtos “verdes” ecologicamente corretos, então as empresas aumentaram o marketing “verde” sobre os benefícios ambientais de seus produtos. A FTC criou Guias Verdes para ajudar os profissionais de marketing a evitar alegações ambientais que induzam os consumidores em erro. Por exemplo, oferece orientação sobre como os profissionais de marketing podem qualificar e fundamentar suas alegações de que seus produtos são “renováveis” ou fornecem uma “compensação de carbono”.

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Definição da Comissão Federal de Comércio

A FTC é uma agência federal que tem a dupla missão de promover a concorrência e proteger os consumidores e tem várias responsabilidades. Na proteção ao consumidor, a FTC realiza investigações, processa empresas que violam a lei e desenvolve regras para garantir que os direitos dos consumidores e das empresas não sejam violados. Também coleta relatórios sobre segurança de dados e publicidade enganosa e trabalha com as autoridades em todo o mundo para garantir um mercado seguro para os consumidores.

Ao promover a concorrência , a FTC aplica as leis antitruste para garantir que os mercados sejam abertos e livres. A lei antitruste concentra-se em fusões anticompetitivas e práticas comerciais que podem prejudicar os consumidores. Alguns exemplos de práticas comerciais que seriam motivo de preocupação antitruste são preços mais altos, qualidade mais baixa, menos opções ou taxas reduzidas de inovação.

Fonte: https://advogadotrabalhistaembh.com/blog/atividades-insalubres-perigosas

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