Quando comecei minha vida profissional e carreira em marketing, não tinha uma visão completa do que vou fazer. Acho que foi também por isso que fui estudar administração em vez de uma profissão real (#noregrets) .

Comecei com marketing por volta de 2008. Na época, acho que acabei de completar 20 anos. Voltei para meu país natal, a Estônia, de estudos no exterior e comecei a descobrir como fazer uma renda adicional do meu quarto.

Eu sempre gostei de computadores e software e marketing na internet era bem diferente naquela época.

Eu sei. Faz apenas uma década.

Para encurtar a história, depois de 6 meses tentando coisas diferentes, como marketing de afiliados, Google Adsense, escrever blogs e também gastar centenas em diferentes produtos de marketing na internet que acabaram sendo uma farsa, finalmente ganhei meus primeiros centavos. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://agenciafaz.com.br/

Isso foi isso.

Eu sabia que poderia fazer isso funcionar e isso me excitou, provavelmente mais do que deveria excitar uma pessoa normal.

De qualquer forma, venho testando e aprendendo desde então. Enquanto desenvolvia meus conhecimentos de marketing, que por sinal é principalmente autodidata (apesar de ter feito faculdade de administração), também trabalhei com várias start-ups, construí algumas delas próprias.

Olhando para trás e falando da minha própria experiência, há coisas que você deve saber antes de iniciar uma carreira em marketing.

Antes de seguirmos para as etapas necessárias para se tornar um profissional de marketing, quero que você saiba disso – nunca é tarde demais para mudar de carreira.

Sim, começar uma nova carreira aos 30 ou começar uma nova carreira aos 40 ou 50 e acima é tudo possível. Agora, se você está com pressa e como perguntas específicas sobre como iniciar uma carreira em marketing, role para baixo neste artigo e dê uma olhada na seção de perguntas frequentes.

Sim, estamos todos ocupados. Me agradeça mais tarde.

Qualquer maneira…

Aqui estão os passos necessários para se tornar um profissional de marketing e iniciar uma carreira em marketing.

1. O marketing é para mim? Faça sua lição de casa!

O que significa um trabalho de marketing? É um trabalho como qualquer outro. Você tem seus objetivos, que você divide em tarefas e executa.

A maioria das posições de marketing nos dias de hoje são para marketing online. O marketing offline tradicional como rádio, TV, jornais e tudo o que ainda existe, mas eles são (na minha opinião) significativamente menos populares.

Agora, o marketing pode ser muito divertido e também pode ser frustrante.

Temos este teste aqui para descobrir se o marketing é para você(em breve, volte mais tarde) ou não. Em breve, há momentos em que você está trabalhando como um louco e não obtendo resultados. Seus colegas de trabalho estão olhando para você e você começa a questionar se você sabe o que está fazendo.

Outras vezes, você está obtendo resultados incríveis e todos em seu escritório pensam que você é um deus. Os negócios estão crescendo e muitas vezes você nem sabe por que as coisas estão funcionando tão bem.

Para mim, ser um profissional de marketing tem sido uma das profissões mais emocionantes que existe. É uma combinação muito boa de 3 elementos principais:

  1. CRIATIVIDADE
  2. ANÁLISE
  3. PSICOLOGIA

Eu chamo isso – O CAP de Marketing.

Se você é uma pessoa um tanto criativa, não se coíbe de ler e entender números de vez em quando e gosta de ouvir e entender as pessoas, então o marketing 100% é para você.

Agora, o marketing como um campo é bastante amplo e o trabalho que você pode acabar fazendo pode envolver apenas um dos elementos do CAP.

Temos trabalhos de análise para redatores, especialistas em SEO, gerentes de mídia social, planejadores de mídia, designers de anúncios e a lista continua. O marketing on-line está evoluindo em um ritmo muito rápido e especialistas em marketing que podem cobrir mais de um campo específico são muito procurados.

Faça uma pesquisa em diferentes áreas de marketing e descubra o que é mais atraente para você. Aqui está uma pequena lista de campos de marketing e alguns dos melhores blogs que oferecem uma visão geral explícita deles:

Esta é uma lista bastante breve de campos e exclusivamente em torno do marketing digital, mas deve colocar suas ideias em prática e você poderá riscar tudo o que for menos atraente para você.

2. Escolha seu campo

O problema é que ninguém se destaca em tudo e tudo bem.

Ao escolher o campo que mais lhe interessa, tenha em mente que todos os trabalhos pagam bem se você gosta de fazê-los. Isso é senso comum, portanto, não classifique alguns em detrimento de outros simplesmente porque um salário de trabalho de marketing ou a taxa de serviço é maior que o outro.

Do meu ponto de vista, vejo uma demanda crescente por Otimizador/Analista de Experiência do Usuário na área de marketing. Além disso, todos os tipos de pesquisadores de dados e criadores de conteúdo estão em alta demanda. Se esses títulos fazem algum sentido para você e parecem interessantes, vá em frente!

Se você ainda parece confuso com tudo isso, faça este teste para descobrir um pouco sobre você e ver o que achamos que deve ser sua carreira de marketing.

Aqui está o teste – que tipo de profissional de marketing você é (em breve, volte mais tarde)

3. Requisitos do trabalho de pesquisa

Você deseja fazer alguma pesquisa sobre empresas e quais habilidades são especificamente necessárias para determinadas posições de marketing. O fato é que headhunters e gerentes de RH podem ter uma compreensão bastante diferente da posição, do cargo e das habilidades e tarefas associadas a ele.

Além disso, cada empresa pode realmente precisar de habilidades diferentes para seus negócios.

Minha sugestão seria vasculhar a lista deles e fazer uma planilha para você.

Liste todas as habilidades necessárias e requisitos de experiência declarados.

O que vejo normalmente é que quanto mais complexa e mais habilidades são exigidas, menor a empresa e mais multitalentos hardcore eles estão procurando. Isso não significa que o salário é tão grande. Normalmente não é.

Se você escolheu seu campo e está comprometido com isso, encontre vagas de emprego que sejam diretas e não exijam coisas que não parecem ser suas responsabilidades.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Por exemplo, especialistas em SEO dificilmente deveriam criar gráficos para o conteúdo (ele/ela pode, mas não deve). Por outro lado, um redator ou gerente de mídia social deve ter algum conhecimento básico de design gráfico.

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4. Faça alguns cursos

Ainda comigo? Impressionante.

Depois de saber quais habilidades e experiência são necessárias, você pode seguir em frente e obter alguns cursos on-line.

Existem vários cursos de marketing de nível básico que você pode obter gratuitamente. Este deve ser um bom começo para cobrir o básico. Além disso, você pode navegar no YouTube com palavras-chave relevantes. Embora eu sempre prefira cursos como os oferecidos pela Udemy. O Blog Agencia Faz detalha outras coisas, veja a seguir https://agenciafaz.com.br/category/blog/

Por quê?

Porque é muito bem embalado e é mais fácil consumir o material do que navegar pelo YouTube. Definitivamente faça o Youtube como um extra.

5. Participe de eventos de networking

Para se tornar um profissional de marketing de sucesso, você precisa aumentar sua base de contatos.

O que alguém de marketing faz? Bem, entre outras coisas, eles participam de eventos de networking. Eles compartilham experiências, exibem seus sucessos e apenas socializam.

Uma maneira seria participar de eventos locais. Se você está apenas começando e não se sente à vontade para se encontrar com outros colegas, tente começar devagar.

Vá ao evento e decida não falar com ninguém. Apenas fique por perto, beba, ouça o que eles estão falando (não de uma maneira assustadora) e vá com calma. A conversa e a socialização acontecerão organicamente na próxima vez.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital

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