Gerenciando a Doença Renal Crônica

Se você tem doença renal crônica (DRC), existem medidas que você pode tomar para proteger seus rins de mais danos.

Quanto mais cedo você souber que tem doença renal, melhor. As medidas que você toma para proteger seus rins de danos também podem ajudar a prevenir doenças cardíacas – e melhorar sua saúde geral. Fazer essas mudanças quando você não tem sintomas pode ser difícil, mas vale a pena. Quer saber mais sobre Doença Renal Crônica, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Dez maneiras de tratar a doença renal

  1. Controle sua pressão arterial
  2. Alcance sua meta de açúcar no sangue Se você tem diabetes
  3. Trabalhe com sua equipe médica para monitorar sua saúde renal Tome sua medicação conforme prescrito
  4. Trabalhe com um nutricionista para desenvolver um plano de nutrição
  5. Atividade física faz parte de sua rotina
  6. Objetivo para um peso saudável
  7. Durma o suficiente
  8. Parar de fumar
  9. Encontre maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse e a depressão

Controle sua pressão arterial

O passo mais importante que você pode tomar para tratar a doença renal é controlar sua pressão arterial. A pressão alta pode danificar seus rins. Você pode proteger seus rins mantendo sua pressão arterial igual ou abaixo da meta estabelecida pelo seu médico. Para a maioria das pessoas, a pressão arterial alvo está abaixo de 140/90 mmHg.

Trabalhe com seu médico para desenvolver um plano para ajudá-lo a atingir suas metas de pressão arterial. As etapas que você pode tomar para atingir suas metas de pressão arterial incluem refeições saudáveis ​​​​para o coração e com baixo teor de sódio, parar de fumar, fazer exercícios, dormir o suficiente e tomar seus medicamentos conforme as instruções.

Atinja sua meta de glicose no sangue se você tiver diabetes

Para atingir sua meta de açúcar no sangue, verifique-a regularmente. Use os resultados para tomar decisões sobre dieta, atividade física e medicação. Pergunte ao seu médico com que frequência você deve verificar seus níveis de açúcar no sangue.

O seu médico também irá testar a sua HbA1c. O A1C é um exame de sangue que mede o nível médio de açúcar no sangue nos últimos 3 meses. Este teste é diferente das verificações de glicose no sangue que você faz regularmente. Quanto maior o seu número A1C, mais altos foram os níveis de glicose no sangue nos últimos 3 meses. Fique perto de seus níveis diários de glicose no sangue para ajudá-lo a atingir sua meta de A1C.

Muitas pessoas com diabetes têm uma meta de A1C abaixo de 7. Pergunte ao seu médico qual deve ser sua meta. Alcançar seus números alvo ajudará a proteger seus rins. Saiba mais sobre como controlar o diabetes.

Trabalhe com sua equipe de saúde para monitorar sua saúde renal

Os testes que os profissionais de saúde usam para testar a doença renal também podem ser usados ​​para rastrear alterações na função renal e danos. A doença renal tende a piorar com o tempo. Para cada revisão, pergunte ao seu provedor como os resultados do teste se comparam aos resultados mais recentes. Seus objetivos serão manter
a TFG igual

Seu médico também verificará sua pressão arterial e, se você tiver diabetes, seu nível de A1C, para garantir que você esteja atingindo suas metas de pressão arterial e glicose no sangue.

Leve este documento com você para sua consulta para que você possa acompanhar os resultados do seu teste renal.

Como posso me preparar para as consultas com meu médico?

Quanto melhor você planejar suas visitas, mais poderá aprender sobre sua saúde e opções de tratamento.

Crie uma lista de perguntas

É normal ter muitas perguntas. Anote suas perguntas enquanto pensa sobre elas para que você possa se lembrar de qualquer coisa que queira perguntar quando for ao médico. Eles podem perguntar quais testes estão sendo feitos, o que significam os resultados dos testes ou se você precisa fazer alguma alteração em sua dieta e medicamentos. Quer saber mais sobre doença renal crônica, acesse https://nefroclinicas.com.br/blog/

Exemplos de perguntas para fazer ao seu médico para pessoas com doença renal

Sobre seus testes

Sobre tratamento e autocuidado

Sobre complicações

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Traga um amigo ou parente com você para apoio

Um amigo ou membro da família de confiança pode fazer anotações, fazer perguntas que você talvez não tenha pensado, oferecer apoio e ajudar a lembrar o que o profissional disse durante a visita. Fale com antecedência sobre o que você quer com a visita e o papel que você gostaria que seu amigo ou parente desempenhasse.

Quem faz parte da minha equipe de saúde?

Os seguintes profissionais de saúde podem fazer parte da equipe de saúde envolvida em seu tratamento:

Prestador de primeiros socorros: Seu provedor de cuidados primários (PCP) – médico, enfermeiro ou médico assistente – é a pessoa que você vê para consultas médicas de rotina. Seu PCP pode monitorar sua saúde renal e ajudá-lo a gerenciar seu diabetes e pressão alta. Um PCP também prescreve medicamentos e pode encaminhá-lo para especialistas.

Enfermeira: Uma enfermeira pode ajudar no seu tratamento e ensiná-lo a monitorar e tratar doenças renais, bem como gerenciar suas condições de saúde. Algumas enfermeiras se especializam em doenças renais.

Nutricionista registrado: Um nutricionista registrado é um especialista em alimentação e nutrição que ajuda as pessoas a criar um plano de alimentação saudável quando têm uma condição de saúde, como doença renal. Os nutricionistas podem ajudá-lo criando um plano alimentar com base em como seus rins estão. Os “dietistas renais” geralmente trabalham em centros de diálise e são especialmente treinados para trabalhar com pessoas com insuficiência renal.

Educador em diabete: Um educador de diabetes ensina as pessoas com diabetes como gerenciar sua doença e lidar com problemas relacionados ao diabetes.

Farmacêutico: Um farmacêutico educa você sobre seus medicamentos e preenche suas prescrições. Um trabalho importante para o farmacêutico é revisar todos os seus medicamentos, incluindo medicamentos de venda livre (OTC) e suplementos, para evitar combinações inseguras e efeitos colaterais.

Assistente social: Quando estiver perto de precisar de diálise, você pode ter a chance de se encontrar com um assistente social. Um assistente social de diálise ajuda as pessoas e suas famílias a lidar com as mudanças de vida e os custos decorrentes da doença renal e da insuficiência renal. Um assistente social de diálise também pode ajudar as pessoas com insuficiência renal a solicitar ajuda para cobrir os custos do tratamento.

Nefrologista: Um nefrologista é um médico especialista em rins. Seu PCP pode encaminhá-lo a um nefrologista se você tiver um caso complicado de doença renal, sua doença renal estiver piorando rapidamente ou sua doença renal estiver avançada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica#:~:text=Doen%C3%A7a%20renal%20cr%C3%B4nica%20ou%20doen%C3%A7a,implica%C3%A7%C3%B5es%20na%20sa%C3%BAde%20do%20indiv%C3%ADduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *