Um dos maiores desafios da gestão de condomínios é a redução de custos. Afinal, o síndico representa os interesses dos moradores e quanto menores os valores das cotas, mais satisfeitos eles ficam. Ao contrário, quando as despesas são superiores ao orçamento, o gestor está sujeito a problemas mensais, críticas e conflitos.

Por mais desafiadora que a tarefa possa parecer, é possível atingir o objetivo com ações e medidas simples. Interessado em aprender mais sobre isso? Então leia nosso post!

Você sabe exatamente quais são os custos de condomínio?

Sem dúvida, o primeiro passo para diminuir os custos condominiais deve ser o conhecimento de cada um deles. Você sabe quais são os gastos que, somados, compõem as cotas? Se você tiver alguma dúvida, confira o seguinte:

salários e encargos dos funcionários;
despesas com água, energia, gás e telefone;
contratos de manutenção, seguros, bombas e elevadores;
custos administrativos, bancários, fundos de reserva e pequenos reparos.

Afinal, como reduzir custos de condomínio?

Embora a lista de gastos em um condomínio seja extensa, com algumas boas práticas é possível reduzi-los em aproximadamente 30%. Essa economia contribui inclusive para a minimização da inadimplência. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

1. Revisar recursos humanos

Os custos com funcionários podem representar até 50% da taxa de condomínio. Assim, é fundamental que o síndico revise a folha de pagamento para diminuir os custos condominiais. Embora os funcionários sejam vitais para o bom andamento do negócio, algumas atitudes podem ajudar. Quer saber mais sobre ? Acesse https://prismaadm.com.br/

Isso inclui avaliar a quantidade de horas extras trabalhadas pelos funcionários. Se estiverem em excesso, é importante considerar se não é conveniente fazer uma nova contratação. Além disso, a retenção de talentos é indicada, pois os custos de demissão, bem como os riscos de processos trabalhistas, podem comprometer significativamente o orçamento.

2. Crie estratégias sustentáveis

Quando você pensa em sustentabilidade em condomínios, o que vem à sua mente é apenas a preservação do meio ambiente? Então você deve saber que, além desse benefício, ações sustentáveis ​​também são capazes de ajudar com uma boa economia. As estratégias incluem a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED e sistemas de reaproveitamento de água, que contribuem para a economia na conta de luz e água, respectivamente.

Outra ação para reduzir os custos de energia do condomínio é a instalação de sensores de movimento para que as luzes não sejam acesas desnecessariamente e deixem os equipamentos desligados.

3. Invista em manutenção preventiva

Você provavelmente já ouviu o ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Embora se aplique à saúde, se encaixa perfeitamente na manutenção do condomínio. Isso porque, ao investir em manutenção preventiva, os custos se tornam menores do que quando um eletrodoméstico quebra e o reparo precisa ser feito em caráter emergencial.

A dica, nesse caso, é ter um checklist de todos os equipamentos da edificação, o tempo de manutenção indicado pelo fabricante e outros detalhes que mostrem o prazo correto para cada tipo de inspeção e reparo.

4. Evite o padrão

Imagine um condomínio com 10 apartamentos. O não pagamento da cota condominial em apenas uma unidade já seria responsável pela redução de 10% na receita. Já dá para ter uma ideia da diferença que isso faz na hora de pagar as contas, concorda? Por isso, uma das melhores práticas essenciais para diminuir os custos condominiais é criar ações que minimizem a inadimplência.

Nesse caso, é importante entrar em contato com os moradores o quanto antes para saber os motivos do não pagamento e o prazo para o pagamento das taxas. Caso os meios amigáveis ​​não surtam efeito, o síndico deve agilizar a cobrança por meios legais para não prejudicar outros proprietários.

5. Implementar soluções de tecnologia

O uso de ferramentas tecnológicas adequadas pode proporcionar mais segurança aos moradores e reduzir custos condominiais. Existem várias soluções pensadas para este fim, como o sistema de entrada remota e controlo de acessos, que reduzem a necessidade de colaboradores. Como resultado, há economia na folha de pagamento e nos custos de condomínio.

Corporações de condomínio sustentável 4

Uma corporação de condomínio é um sistema complexo com muitas partes móveis. Para efetivar a mudança, existem procedimentos a serem seguidos. Na quarta parte de nossa série de sustentabilidade, discutimos as políticas, governança e a adesão das partes interessadas envolvidas na implementação de sistemas e atualizações ambientalmente responsáveis.

Corporações de condomínio sustentável 3

Continuando nossa série sobre sustentabilidade, a parte 3 aborda a complicada questão da sustentabilidade interna. Enquanto uma corporação de condomínio tem mais controle sobre elementos comuns, as próprias unidades são de responsabilidade de cada proprietário ou inquilino do condomínio. A instalação de janelas de economia de energia pode ser feita pela corporação do condomínio, mas eles não têm voz sobre que tipo de lâmpadas ou configurações de termostato são usadas.

O que é um condomínio sustentável e a quem se beneficia

A sustentabilidade no setor imobiliário está se tornando um tópico cada vez mais importante, pois todos trabalhamos juntos para proteger nossos ambientes.

Como um gerente de imóvel pode agregar valor antecipadamente.

Um gerente de propriedade pode ser um recurso útil incrível mesmo antes de uma comunidade de condomínio estar funcionando. Desde o início do processo de projeto, eles podem ajudar a aconselhar sobre recursos úteis, funcionalidades e o que pode ou não atrair moradores para um edifício que outros podem não ver. Este artigo explora de maneira útil algumas das maneiras pelas quais a contribuição de um gerente de propriedade pode impactar muito o sucesso de sua próxima comunidade de condomínios.

Como atualizar o projeto do seu edifício para baixar seus custos de área comum?

Um orçamento de longo prazo deve levar em consideração todos os elementos das finanças de um condomínio, não
apenas no dia-a-dia, mas no futuro. Para manter ou reduzir as taxas de elementos comuns, considere quais
atualizações, reparos ou recursos de projeto podem afetar a eficiência de um edifício ao longo do tempo. Este guia
irá guiá-lo na direção certa para decidir quais atualizações seu condomínio precisa para
reduzir custos no futuro.

O que são as taxas de elementos

É importante entender exatamente o que pagam as Taxas do Elemento Comum. Essas taxas mantêm sua comunidade funcionando e financiam toda a manutenção, conservação e limpeza de elementos comuns em seu prédio. Essas taxas mantêm as luzes do corredor acesas, garantem que seus elevadores funcionem e limpem seus espaços de lazer. Seguindo este guia, os proprietários de condomínios podem ver exatamente o que pagam e entender como e por que as taxas mudam ao longo do tempo.

O que é o estudo de fundo de reserva?

As taxas de elementos comuns são cuidadosamente calculadas para gerenciar adequadamente as finanças de um condomínio, mas o que acontece quando algo quebra e precisa ser substituído? O orçamento de um condomínio deve sempre ter um fundo reservado para reparos que podem não ser cobertos pela manutenção típica, conhecido como Fundo de Reserva. Este guia detalha o processo de determinação de quanto dinheiro é necessário alocar para este fundo todos os anos e como as finanças são gerenciadas para manter uma comunidade de condomínio funcionando sem problemas. O Blog Prisma Adm detalha outras coisas sobre controle das cobranças, veja a seguir https://prismaadm.com.br/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O que eu faço quando um membro  renuncia?

Quando o Conselho de Condomínio perde um membro, há várias coisas a serem consideradas. Dependendo de vários fatores, você pode precisar encontrar um novo membro e rápido. Mas o mais importante é conhecer os procedimentos adequados para as situações certas. Seguindo este guia, você aprenderá como avaliar as necessidades de seu Conselho de Condomínio se um membro se demitir e como proceder para garantir que o quorum seja mantido, as finanças sejam gerenciadas e sua Corporação de Condomínio possa continuar conforme necessário.

Qual é o déficit do primeiro ano ?

Todo novo empreendimento deve ter um orçamento projetado ao longo da fase de desenvolvimento e nos primeiros anos de ocupação. Devido à impossibilidade de criar uma previsão sólida do estado do mercado, negócios ou receita com tanta antecedência, os desenvolvedores devem apresentar este orçamento com o entendimento de que é sua responsabilidade compensar quaisquer discrepâncias nas despesas finais do primeiro ano após a construção de uma auditoria formal.

Como posso maximizar o valor do meu condomínio?

Para satisfazer um mercado moderno, é fundamental manter as instalações limpas e atualizadas para manter os moradores felizes. No entanto, as renovações podem ser caras e escolher o equilíbrio certo pode ser complicado. Seguindo este guia, uma Condo Corporation pode escolher com sucesso as melhores atualizações para seu prédio para satisfazer os moradores atuais e atrair recém-chegados sem estourar seu orçamento.

Como realizar uma reunião eficaz de conselho ?

Conduzir uma reunião do conselho é uma habilidade, como qualquer outra coisa. Isso significa que há certas coisas que você precisa considerar e praticar ao realizar essas reuniões para manter um Conselho de Condomínio bem-sucedido e, portanto, uma Comunidade de Condomínio bem-sucedida. Prepare-se de forma eficaz, formate uma agenda forte, aprenda como mover uma moção e fique atento às armadilhas comuns para realizar a reunião do conselho mais eficaz e reforçar o sucesso do seu conselho de condomínio.

 Como a contratação de um gerente da Prisma Adm

Com o papel de um diretor do conselho de condomínio sendo uma posição voluntária, este extracurricular é uma responsabilidade adicional para sua carreira, casa e vida social. Para aliviar o estresse e a responsabilidade que vem com essa posição, contrate um gerente de propriedade para ajudar a supervisionar essas tarefas. Por quê? Porque um bom Gestor de Imóveis traz à mesa as competências e a experiência necessárias que podem faltar a um Conselho de Condomínios. Continue lendo para conhecer os benefícios de contratar um Gerente de Imóveis para a comunidade do seu condomínio.

Quais são meus requisitos e responsabilidade como diretor de condomínio

No final do dia, um conselho de condomínio está em vigor para representar os pontos de vista da maioria dos proprietários, garantindo que a comunidade do condomínio continue funcionando sem problemas. Das reuniões do conselho e votação à comunicação e transparência, um Diretor é responsável por entender e seguir os requisitos para seu cargo. Este guia detalha o papel que os Diretores desempenham nesta comunidade, o que é exigido deles antes e durante seu tempo no Conselho e quais são as melhores práticas para representar o edifício do seu condomínio.

                                                 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condom%C3%ADnio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *