Para ser honesto, todos nós já enfrentamos traumas de exames e sabemos como é difícil terminar o currículo de um ano inteiro em apenas uma semana ou talvez até um dia. É quando os exames batem à nossa porta que entramos em pânico e buscamos formas de concluir tudo o mais rápido possível.

Pensamos em estudar de 12 a 16 horas seguidas. Você pode ter ouvido muitos dizerem que os métodos de estudo de longas horas são ineficazes, mas todos nós juramos por estudos de última hora. Vejamos algumas dicas que nos explicam dicas para estudar por longas horas de forma eficaz.  Quer saber mais sobre estudos e cursos, acesse https://idealprepara.com.br/

O que fazer durante as pausas nos estudos?

Trabalhar em algo continuamente fará com que você se sinta estressado e sem graça. De maneira semelhante, estudar continuamente por longas horas pode fazer com que você se esgote completamente. Portanto, você deve planejar seu horário de estudo com inteligência e garantir que ele não o esgote.

Existem poucas atividades que você pode fazer entre os intervalos de estudo, elas são

Três aspectos importantes da aprendizagem:

Para deixar sua mente um pouco relaxada, aqui estão 3 aspectos importantes que você deve tentar,

Dieta:

Atividade mental:

Tudo isso ajuda você a aumentar seu poder mental e concentração.

Descansar:

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Hábitos de estudo altamente eficazes sem se cansar:

A seguir, são mencionadas algumas técnicas de estudo eficazes que fornecem a todos os alunos as melhores maneiras de estudar com eficácia antes dos exames sem se cansar.

1. Convença-se:

Comece convencendo-se de que você pode fazer isso. Você pode fazer o que acredita ser capaz de fazer. É que você precisa de força física e mental para realizá-lo.

Além disso, você precisa se preparar mentalmente na noite anterior ao fato de planejar estudar por longas horas. Isso aumentará sua determinação e você pensará duas vezes antes de desistir.

2. Esteja bem descansado:

Você já se perguntou por que suas mães o incomodavam para dormir à tarde?

Sim, você conseguiu. Enquanto você dorme, seu corpo, assim como seu cérebro, continuamente gera novas células. Se seu corpo estiver bem descansado, você poderá estudar de maneira eficaz e inteligente, pelo tempo que desejar.

Portanto, dormir bem na noite anterior é crucial para a sua resistência física e mental necessária para estudar por longos períodos de tempo.

3. Coma leve:

Uma grande quantidade de energia em nosso corpo é desperdiçada durante a digestão. Portanto, para evitar sentir-se cansado ou tonto durante os estudos, coma sempre alimentos de fácil digestão.

Consuma carboidratos e proteínas. Evite frituras, gorduras e açúcares tanto quanto possível. Não beba cola ou junk food de fora e beba muita água e sucos de frutas. Caso se interesse mais sobre estudos e cursos? Acesse https://idealprepara.com.br/cursos-online

4. Exercício:

Exercite-se logo antes de se sentar para estudar ou entre quando estiver fazendo uma pausa. O exercício aumentará muito seus níveis de energia e você se sentirá mais alerta e ágil. Por favor, evite fazer treinamento de força extenuante, como levantar pesos pesados ​​ou cardio de alta intensidade.

Ioga, Pilates ou alguns minutos na esteira ou caminhada rápida ou pular ou meia hora de natação são recomendados. Esta é uma das melhores formas de estudar.

5. Identifique seu melhor horário de estudo:

Todos nós temos aquelas horas específicas durante as quais somos mais enérgicos, mais eficientes e criativos. Esses são seus horários de pico. Tente identificá-los para obter o máximo de resultados do seu tempo.

É relativamente fácil para alguns estudar a noite toda, enquanto alguns podem achar fácil estudar o dia todo, mas podem achar difícil ficar acordados depois das 12h. Tudo isso depende dos hábitos de estudo do indivíduo. Portanto, identificar seus horários de pico é uma importante dica de estudo.

6. A cafeína é boa e ruim:

Você pode pensar que beber muito café o ajudará a ficar acordado. Infelizmente, esse conceito está errado. Sim, aumenta seu nível de energia, mas consumir muito fará com que você se sinta mais sonolento do que enérgico.

O teor de açúcar aqui é o diabo. Se você quiser consumir café, certifique-se de que seja sem açúcar e que a ingestão total não seja superior a 2 a 3 canecas.

7. Melhore seu nível de concentração:

Longas horas estão cheias de distrações. É muito fácil perdermos o foco ou ficarmos entediados. Faça um simples exercício de concentração todos os dias para melhorá-la. Acenda uma vela em uma sala mal iluminada.

Sente-se ereto com as pernas dobradas na forma de um asana de ioga e olhe para a chama da vela o máximo possível, sem pensar em nada. Vai ser muito difícil inicialmente, mas gradualmente seu tempo e foco aumentarão, assim como seu nível de concentração.

8. Corte as distrações:

Você nunca pode se concentrar ou mesmo tentar aumentar seus níveis de concentração se mantiver objetos de distração ao seu redor. Guarde seu laptop se não o estiver usando para estudos. Desligue o seu telemóvel ou silencie-o.

Obviamente, você pode verificar chamadas ou mensagens importantes sempre que fizer uma pausa, mas nem sempre. O motivo é afastar o bipe constante do celular ou a vontade de postar ou checar seus perfis nas redes sociais.

9. Faça uma pequena pausa:

A melhor maneira de manter o foco e continuar por longas horas é fazer uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 1 a 2 horas de estudo e uma pausa de 30 minutos a cada 6 a 8 horas. O tempo médio de atenção para os seres humanos é de aproximadamente uma hora. Percebe porque temos períodos de 40 a 50 minutos na escola? Provavelmente é para garantir que o que aprendemos permaneça conosco por mais tempo.

10. Separe e seja organizado:

Estudar por longas horas será inútil se você não conseguir completar suas partes e continuar arrastando o mesmo capítulo. Você pode evitar isso dividindo-o e sendo um pouco mais organizado.

Leia primeiro, depois aprenda e depois escreva. Identifique seus erros. Nós tendemos a lembrar de nossos erros, então sempre faça uma lista de seus erros e trabalhe mais neles.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

11. Adicione variações:

Adicionar variações é muito útil, especialmente quando você está tentando estudar direto por várias horas. É uma das maneiras de evitar o tédio.

Por exemplo, se você está se preparando para matérias diferentes, digamos História, Geografia e Inglês, tente aprender história por 1 hora e depois mude para Geografia ou Inglês. Da mesma forma, misture 2 capítulos para 1 assunto. Isso vai quebrar a monotonia.

12. Escrever é melhor do que aprender:

Escrever é melhor se você estiver estudando por longas horas. Pensar na resposta irá distraí-lo, fazendo com que você sinta que não aprendeu direito, quando na verdade aprendeu. Em primeiro lugar, enquanto escreve, você nunca pode adormecer.

Você tende a ser mais alerta. Em segundo lugar, quando você escrever, tente se lembrar e, em seguida, recite mentalmente enquanto escreve. Portanto, o trabalho escrito é mais preciso, pois combina recordação, recitação mental e, por último, escrita.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *