Sem uma estratégia de marketing, as empresas estão apenas lançando um produto ou serviço, esperando que funcione.

Esperando que haja um cliente para isso.

Esperando que haja algo que os diferencie das alternativas.

Não ter estratégia é como atravessar um deserto sem bússola ou mapa, esperando que a boa sorte ajude a chegar ao outro lado…

“Estratégia de marketing é o padrão integrado de decisões de uma organização que especifica suas escolhas cruciais em relação a produtos, mercados, atividades de marketing e recursos de marketing na criação, comunicação e/ou entrega de produtos… e, assim, permite que a organização alcance objetivos específicos.”

Este artigo explora a estratégia de marketing e seus principais componentes. Cinco orientações comuns de negócios também são discutidas e como elas influenciam a estratégia de marketing e ditam as atividades específicas de um plano de marketing . Quer saber mais sobre ? Acesse https://agenciafaz.com.br/

O que é Estratégia de Marketing?

Uma estratégia de marketing é o ‘plano de jogo’ geral para uma empresa de implementação e alcance de metas relacionadas ao marketing. Focado e alcançável; a estratégia contém os principais objetivos, propósitos e metas, bem como políticas e planos essenciais para atingir essas metas. É voltado para o futuro, focado nas principais decisões que afetam a direção de longo prazo do negócio. É único para cada negócio; dependentes de sua oferta, recursos, concorrência e clientes-alvo.

Essa estratégia descreve como uma empresa interage com o mercado e seus clientes. Os objetivos devem considerar o que uma empresa faz bem e o que não está fazendo bem, para melhorar seu desempenho.

Em termos simples, o objetivo do marketing é alcançar consumidores em potencial e transformá-los em clientes, ou reter os clientes existentes. Para conseguir isso, uma empresa deve ter uma compreensão profunda de seu mercado e das necessidades e desejos dos clientes. Sua estratégia de marketing é o elo entre eles e seus clientes em potencial.

A importância de uma estratégia de marketing

Se uma empresa não tem uma estratégia de marketing, pode faltar direção. O marketing que não está produzindo resultados desperdiça dinheiro e a empresa perde clientes que não sabem que sua marca existe. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem tomar decisões estratégicas para aumentar as chances de tomar as decisões certas.

“(Uma Estratégia de Marketing é) essencialmente uma fórmula de como uma empresa vai competir, quais devem ser seus objetivos e quais políticas serão necessárias para realizar esses objetivos.” (Porteiro, 1980)

Uma estratégia de marketing define o plano de uma empresa para melhorar seu desempenho, levando em conta seus desafios e oportunidades únicos. As empresas produzem sua estratégia combinando seus objetivos, recursos-chave e capacidades essenciais, com oportunidades e tendências externas e considerando os possíveis riscos que enfrentam.

Os objetivos e a estratégia corporativa se transformam em uma posição de mercado competitiva por meio da diferenciação e do atendimento às necessidades do cliente de forma mais eficaz do que os concorrentes. O marketing define como um produto ou serviço fornece valor aos clientes.

Qual é a diferença entre um plano de marketing e uma estratégia de marketing?

A estratégia de marketing orienta um plano de marketing delineando a visão, a direção e os objetivos da empresa. Um plano de marketing descreve os detalhes práticos de ações, atividades e táticas de marketing específicas e definidas para atingir esses objetivos. Um plano de marketing visa tornar a estratégia uma realidade.

A estratégia de marketing é o ‘quadro geral’ e tem um cronograma mais longo do que um plano de marketing individual, pois contém elementos-chave de negócios, como branding e sua proposta de valor exclusiva. Um plano de marketing contém os detalhes de campanhas individuais, que podem durar um breve período, como seis meses a um ano.

“Decisões e ações estratégicas… relativas aos objetivos desejados de uma empresa em um período de tempo futuro e os meios pelos quais ela pretende alcançá-los, incluindo a seleção de mercados-alvo e clientes; identificar propostas de valor necessárias; e projetar e implementar programas de marketing integrados para desenvolver, entregar e comunicar as ofertas de valor”.

Criando uma estratégia de marketing

Formular uma estratégia de marketing pode ser um processo assustador, mesmo para um profissional de marketing experiente. Como saber se sua estratégia vai funcionar? Para maximizar sua eficácia, as empresas devem usar as três etapas coordenadas a seguir ao criar sua estratégia de marketing:

1. Avalie a situação, incluindo ambientes internos e externos. Qualquer vantagem competitiva deve ser a base de uma estratégia de marketing, mas ainda precisa corresponder à demanda do cliente. A pesquisa de mercado ajuda a entender o ambiente de negócios mais amplo e definir as necessidades específicas dos clientes e identificar oportunidades.

2. A próxima fase é a formulação da estratégia que combina produtos/serviços com segmentos de clientes e delineamento de planos de marketing específicos para atingir esses clientes-alvo.

3. A fase final é a implementação das atividades do mix de marketing que proporcionam uma posição competitiva no mercado e o conjunto de ações necessárias para colocar em prática o plano para atingir os objetivos da empresa.

Principais componentes de uma estratégia de marketing

O objetivo do marketing é alinhar os pontos fortes e as capacidades de uma empresa com a necessidade do cliente. Sua proposta de valor e qualquer vantagem competitiva devem ser a base de sua estratégia de marketing. Esses fatores internos tornam-se componentes importantes de uma estratégia de marketing e comunicação da marca. Outras ferramentas e técnicas importantes que ajudam a orientar uma estratégia de marketing por meio do entendimento e atendimento das necessidades do cliente são a segmentação, o direcionamento e o posicionamento .

Segmentação

Segmentação de mercado é o ato de quebrar um mercado e agrupar clientes que compartilham características, comportamentos e atitudes semelhantes. Esse processo ajuda as empresas a entender as necessidades de seus clientes, otimizando seu marketing, publicidade e vendas. A criação de buyer personas faz parte do processo de segmentação; estas são representações fictícias dos tipos de clientes em seu segmento de mercado escolhido, para ilustrar seus diferentes traços de personalidade. Esse processo ajuda a combinar os desejos e necessidades dos clientes com a capacidade de sua empresa de satisfazê-los.

Alvejando

A segmentação concentra todos os esforços de marketing em um grupo definido ou grupos de pessoas chamados de mercado-alvo. Os segmentos de mercado selecionados compartilham características e interesses comuns, portanto, provavelmente responderão de maneira semelhante ao material de marketing. Como a publicidade e outras estratégias de marketing se concentram apenas em um mercado-alvo, o marketing se torna mais acessível, eficiente e eficaz na geração de leads de clientes.

Os clientes-alvo podem ser baseados em clientes existentes ou podem ser grupos de pessoas ignoradas pela concorrência. Se eles são lucrativos, isso representa uma oportunidade, mas deve ser de longo prazo para construir relacionamentos com os clientes.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Posicionamento

As empresas usam o posicionamento para comunicar sua proposta de valor e criar uma imagem de sua marca, produto ou serviço na mente dos clientes-alvo. Essa posição é relativa aos concorrentes, definindo como uma marca é única e como ela oferece um benefício distinto aos clientes. O marketing comunica essa posição de mercado, influenciando as percepções do cliente. Antes de determinar sua posição no mercado, as empresas decidem sobre um segmento de mercado que desejam atingir. O Blog Agencia Faz detalha outras coisas estrategia, veja a seguir https://agenciafaz.com.br/services/

Orientações de Negócios

A orientação de negócios de uma empresa é seu foco organizacional estratégico geral, que também dita sua estratégia de marketing. Existem cinco orientações principais: produção, produto, vendas, mercado e social . Essa orientação deve ser baseada nos pontos fortes da empresa.

Orientação de produção

Uma empresa com orientação para a produção concentra-se na produção eficiente como seu principal indicador de desempenho. A principal preocupação está na produção em massa, na economia de escala (alto volume), no controle de custos e no cumprimento dos cronogramas de produção.

Uma orientação de produção não usa as necessidades ou desejos do cliente para guiar sua estratégia, mas concentra-se na produção de produtos de alta qualidade da forma mais barata e rápida possível. Essa abordagem pressupõe que, se você criar bons produtos a um preço acessível, os clientes os comprarão, independentemente de atender a todas as suas necessidades.

Orientação do produto

Embora pareça semelhante, uma orientação para o produto é muito diferente de uma orientação para a produção. Em vez de se concentrar em produzir um produto barato, a motivação é o desenvolvimento e a inovação do produto para melhorar continuamente os produtos e ficar à frente da concorrência. A ideia é que os produtos sejam de alta qualidade, então eles devem se vender sozinhos. Às vezes, isso significa que uma empresa deve tentar encontrar um mercado para um produto, em vez de criar um produto para as necessidades de um mercado.

Orientação de vendas

O volume de vendas é o foco de uma orientação de vendas. Muitas vezes, essas empresas empregam uma grande força de vendas e se concentram em metas de vendas de curto prazo, em vez de uma estratégia de longo prazo. As empresas podem implementar essa estratégia após uma orientação de produção, para movimentar ações que não venderam tão bem quanto o esperado. As empresas concentram seus recursos em marketing e vendas, e não nas necessidades dos clientes. Eles são um meio para um fim.

                                                   

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_de_marketing

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