Fala, meu chapa! Já pensou em como cuidar da bateria do seu carro pra não ficar na mão no meio da rua? Pois é, a bateria é um dos componentes mais importantes, mas muita gente não dá a devida atenção a ela até o momento em que o carro simplesmente não liga. Se você quer evitar esse perrengue e ainda aumentar a vida útil da sua bateria, dá uma olhada nessas dicas. Vamos lá?
1. Não fica dando partida o tempo todo, mano!
Sabe aquele lance de ficar ligando o carro e desligando toda hora, tipo na espera do amigo que demora pra chegar? Isso é um erro, porque a bateria vai estar trabalhando o tempo todo. Cada vez que você liga o carro, ela tem que rodar pra fornecer energia pros sistemas, e quanto mais você faz isso sem deixar o motor funcionar por tempo suficiente, mais ela vai sendo sobrecarregada. Então, evite ligar e desligar toda hora.
2. Cuidado com os acessórios ligados sem o motor ligado
Outro erro que muita gente comete é ficar ligado no som, no ar-condicionado ou até no farol quando o motor não está funcionando. Isso vai drenando a energia da bateria e, se você já deixou o carro desligado por muito tempo com tudo ligado, é quase certo que na próxima tentativa de dar a partida, você vai ficar na mão. O ideal é deixar esses acessórios pra quando o carro estiver ligado e funcionando, beleza?
3. Cuide das conexões da bateria
A bateria tem uns cabos ali, o negativo e o positivo, que são responsáveis por levar energia pro carro. Com o tempo, esses cabos podem enferrujar ou se soltar, causando mau contato e diminuindo a eficiência da bateria. O segredo? Dá uma olhada de vez em quando nesses cabos e verifica se não tem sujeira, ferrugem ou folga. Se tiver, é só limpar ou apertar, sem mistério. Isso já vai ajudar bastante a evitar problemas.
4. Evite temperaturas extremas
Aqui no Brasil, o calor pode ser um vilão para a bateria. Sabia que as altas temperaturas aceleram o processo de evaporação da água da bateria e reduzem a sua vida útil? Então, sempre que possível, estaciona na sombra ou num lugar fresquinho. E, claro, se você mora em uma região onde o inverno é rigoroso, tomar cuidado também com o frio é importante. Se o carro ficar muito tempo parado no frio, a bateria pode perder carga mais rápido, já que o frio dificulta a reação química interna.
5. Verifique o nível de carga regularmente
A maioria dos carros tem uma luzinha no painel que acende quando a bateria está com a carga baixa. Mas, mesmo assim, vale a pena dar uma olhada no nível de carga de tempos em tempos. Se você perceber que a bateria está precisando de um reforço, já corre pra dar uma carga, ou então já vai se preparando pra comprar uma nova antes que o problema apareça no pior momento possível.
6. Faça manutenção preventiva no carro
Muita gente não sabe, mas a bateria tem uma vida útil e, com o tempo, vai perdendo a capacidade de segurar carga. Uma maneira de prolongar a vida da sua bateria é fazer uma manutenção preventiva no seu carro. Levar o carro ao mecânico de vez em quando, fazer uma revisão no sistema elétrico e checar o alternador (que é o responsável por carregar a bateria enquanto o carro está funcionando) pode fazer toda a diferença. Se o alternador estiver com algum defeito, a bateria pode acabar sendo sobrecarregada.
99 Baterias: O Segredo para Nunca Ficar na Mão
Cara, vou te contar um rolê que aconteceu comigo semana passada. Tava eu, tranquilo, indo pra casa depois de um rolê, e, do nada, o carro não ligou. Pensei: “Ah não, não é possível, isso não pode estar acontecendo!” Fiquei lá, empurrando o carro com um amigo, parecia até cena de filme, sabe? Só que, na real, o problema era a bateria, que já estava pedindo arrego.
Aí, fui pesquisar e achei a solução: 99 Baterias. Os caras têm a moral de fornecer bateria de carro de qualidade e, o melhor, você consegue resolver esse perrengue rapidinho. Chega de surpresas no meio do caminho! Se você não quiser ficar na mão, mano, dá uma olhada na 99 Baterias. Eles vão te salvar de uns micos, juro.