Aumente o apelo noturno de sua casa – e adicione uma medida de segurança – com iluminação de paisagem de baixa tensão. Essas luzes de nível externo são normalmente colocadas ao longo de calçadas e calçadas, mas também são ideais para iluminar degraus, árvores, paredes de pedra, cercas e outras características proeminentes da paisagem. E como o sistema funciona com apenas 12 volts de eletricidade, é perfeitamente seguro para instalações do tipo “faça você mesmo”.

Na imponente casa dos anos 30 aqui mostrada, instalamos 12 luminárias Intermatic em três áreas diferentes. Ao longo da passarela que leva à entrada estão seis luzes decorativas de alumínio com um perfil de gancho de pastores curvo. Quer saber mais sobre ? Acesse https://bheletricista.com.br/

Duas luzes de parede de 20 watts são usadas para iluminar a cerca de malha pintada de branco em ambos os lados da passarela. Há uma luz de arbusto de 20 watts na base de cada um dos quatro arbustos perenes que crescem ao redor da casa. As 12 luzes são conectadas com fio de bitola 12 e alimentadas por um transformador de 300 watts.

Etapa 1: Visão geral da iluminação da paisagem

A iluminação de paisagem de baixa tensão é uma melhoria simples que pode melhorar muito a aparência da sua casa após o anoitecer, bem como a segurança. Instalado ao longo de calçadas, degraus e calçadas, ou voltado para árvores, paredes e cercas, o sistema típico de iluminação de baixa tensão requer apenas três componentes: um transformador, fio elétrico de baixa tensão e as luminárias. Você não precisa conhecer a fiação – ou nunca executou nenhuma – para instalar esse tipo de sistema.

O transformador reduz a eletricidade doméstica de 120 volts para apenas 12 volts. Ele deve ser conectado a uma tomada externa protegida por GFCI que esteja equipada com uma tampa de operação e uma grande caixa plástica que se fecha sobre o cabo de alimentação. O transformador deve ter capacidade suficiente para suportar a potência acumulada das luzes no sistema. O cabo é colocado em uma vala rasa entre as luzes. Contanto que você tenha uma tomada por perto, você pode adicionar um brilho convidativo à sua casa e jardim quando o sol se põe.

Passo 2: Disponha os componentes

Coloque as luzes do caminho no chão onde serão instaladas – geralmente cerca de 8 a 10 pés de distância.

Passe o cabo de baixa tensão ao longo da passarela de concreto e siga a linha de luzes. Use fio de bitola 14 para sistemas de iluminação totalizando 200 watts ou menos e fio de bitola 12 para sistemas acima de 200 watts.

Se você encontrar um obstáculo, como uma cerca ou arbustos, passe o cabo por baixo ou ao redor dele.

Dica: Coloque o primeiro acessório a pelo menos 10 pés de distância do transformador.

Passo 3: Vire o Sod

Coloque as luminárias fora do caminho.

Pegue uma pá plana e empurre-a sob a camada superior de grama a cerca de 12 polegadas da borda da trilha. Em seguida, levante a alça para soltar a grama do chão e dobre essa parte descascada da grama. Continue por este caminho ao longo da calçada.

Use o canto da lâmina da pá para cavar uma trincheira de 3 polegadas de profundidade no solo onde o fio será executado.

Gorjeta: Se necessário, coloque as luzes em cima do gramado dobrado para evitar quedas.

Etapa 4: Enterre o cabo de alimentação

Coloque o cabo elétrico de baixa tensão na vala. Deixe alguma folga em cada ponto de fixação para conectar às luzes.

Alise o chão acima da vala, mas deixe o cabo saindo do chão perto de cada acessório.

Corte uma ranhura na relva separada onde ficará o acessório e dobre a relva sobre o solo, mantendo a pega de cada acessório acima da relva. Quer saber mais sobre a iluminação da paisagem, acesse https://bheletricista.com.br/servicos-2/

Dica: Não enterre o fio mais de 3 polegadas ou você terá problemas para conectar a luz.

Etapa 5: Conecte o transformador

Passe o cabo até a tomada externa. Em seguida, use descascadores de fios para cortar o fio e retirar ½ polegada do isolamento de borracha.

Deslize os fios desencapados sob os dois parafusos terminais na parte inferior do transformador. Aperte totalmente os parafusos para prender o cabo.

Coloque uma estaca de madeira no chão ao lado da tomada. Em seguida, aparafuse o transformador ao pino. (Também pode ser montado diretamente na parede da casa.)

Durante o uso, levante a tampa do soquete e conecte o transformador.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Passo 6: Prepare furos para as luzes

Recoloque todas as luzes, certificando-se de que estejam espaçadas uniformemente.

Posicione o primeiro acessório o mais próximo possível da borda da passarela sem que nenhuma parte fique pendurada. (Se a montagem se estender até a calçada, as pessoas continuam esbarrando nela.)

Usando uma chave de fenda grande ou uma picareta de aço longa, faça um buraco no chão para o pino de montagem. Nunca use um martelo para cravar o dispositivo no solo.

Dica: Não coloque uma luz a menos de 3 metros de uma piscina, spa ou fonte.

Etapa 7: Faça as conexões elétricas

Deslize as duas metades do conector pendurado na parte inferior da luz sobre o fio que sai do gramado e puxe-as com firmeza até ouvir um clique. Isso permite que os pinos afiados nos conectores perfumem o cabo e entrem em contato com os fios internos.

Quando o transformador estiver conectado a luz deve acender confirmando que a conexão está boa. Caso contrário, desconecte e insira novamente ou verifique a lâmpada.

Dica: Se nenhuma das luzes acender, você pode ter um transformador defeituoso ou uma tomada externa.

Etapa 8: Instale as luminárias

Insira a lâmpada em sua estaca de aterramento de metal.

Usando as duas mãos, empurre o acessório e sua estaca no chão até que o topo da estaca esteja nivelado com o solo. Olhe para o acessório para se certificar de que não tombou para um lado.

Coloque o cabo e o plugue sob o gramado e enfie-os a cerca de 5 cm de profundidade no solo.

Continue a instalar os outros acessórios da mesma forma.

Passo 9: Substitua o Sod

Depois que todas as luzes estiverem instaladas e funcionando corretamente, alise a grama ao redor das luzes.

Se necessário, use a pá para cortar a grama ao redor das lâmpadas.

Pressione firmemente o gramado e borrife a área com água usando uma mangueira de jardim.

Dica: Com o uso regular, substitua uma lâmpada queimada imediatamente, pois isso reduzirá a vida útil de outras lâmpadas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_paisagista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *