As marcas precisam de SEO primeiro, pois é a maneira mais viável e econômica de entender e alcançar clientes em momentos importantes.
Este ano, a necessidade de SEO atingiu um nível recorde. À medida que os consumidores migraram em massa para o online, até as empresas mais tradicionais perceberam que precisam acelerar a mudança para o digital.
O SEO é a maneira mais viável e econômica de entender e alcançar os clientes em momentos importantes.
Muitas marcas e empresas sabem (ou pensam que sabem) que precisam de SEO para suas propriedades digitais e os benefícios que obterão com o trabalho de SEO implementado em seu nome. Quer saber mais sobre ? Acesse https://goomarketing.com.br/
O SEO certamente melhorará a visibilidade e a capacidade de pesquisa geral de um site, mas que outro valor real ele oferece?
Por que o SEO está crescendo em importância do jeito que está?
Essas 15 razões devem oferecer alguma clareza, independentemente do setor ou do tamanho da empresa, sobre por que as empresas precisam de SEO para levar sua marca ao próximo nível.
1. A pesquisa orgânica é mais frequentemente a principal fonte de tráfego do site
A pesquisa orgânica é uma parte importante do desempenho do site da maioria das empresas e um componente crítico do funil do comprador e, por fim, faz com que os usuários concluam uma conversão ou engajamento.
Como os profissionais de marketing sabem, o Google possui uma parcela significativamente maior do mercado de buscas do que concorrentes como Yahoo, Bing, Baidu, Yandex, DuckDuckGo e muitos, muitos outros.
Isso não quer dizer que todos os mecanismos de busca não contribuem para a visibilidade de uma marca – eles contribuem. É só que o Google possui uma parcela considerável do mercado de busca geral.
No entanto, é um líder claro e, portanto, suas diretrizes são importantes a serem seguidas.
Mas a parte restante do mercado pertencente a outros motores também é valiosa para as marcas. Isso é especialmente verdadeiro para marcas em nichos verticais, onde os mecanismos de pesquisa de voz, visual e vertical desempenham um papel essencial.
O Google, sendo o site mais visitado do mundo (e especificamente nos Estados Unidos), também é o provedor de e-mail mais popular globalmente, com mais de 1 bilhão de usuários.
O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca e mais de 2 bilhões de pessoas o acessam pelo menos uma vez por mês.
Sabemos que uma clara maioria do mundo com acesso à Internet está visitando o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.
Ser altamente visível como um recurso confiável pelo Google e outros mecanismos de pesquisa sempre funcionará a favor de uma marca. SEO de qualidade e um site de alta qualidade levam as marcas até lá.
2. SEO cria confiança e credibilidade
O objetivo de qualquer SEO experiente é estabelecer uma base sólida para um site bonito, com uma experiência de usuário limpa e eficaz, facilmente detectável na pesquisa, graças à confiança e credibilidade da marca e de suas propriedades digitais.
Muitos elementos estabelecem autoridade em relação aos mecanismos de pesquisa como o Google.
Além dos fatores mencionados acima, a autoridade é acumulada ao longo do tempo como resultado de aspectos como:
- Ligações naturais.
- Comportamento positivo do usuário.
- Sinais de aprendizado de máquina.
- Elementos e conteúdo otimizados na página.
Mas estabelecer essa autoridade fará mais por uma marca do que a maioria, se não todas, outras otimizações digitais.
O problema é que é impossível construir confiança e credibilidade da noite para o dia – assim como na vida real. A autoridade é conquistada e construída ao longo do tempo.
Seguir as diretrizes EAT do Google é fundamental para garantir resultados bem-sucedidos.
Estabelecer uma marca como autoridade exige paciência, esforço e compromisso e depende de oferecer um produto ou serviço valioso e de qualidade que permita que os clientes confiem em uma marca.
3. SEO é a melhor forma de entender a voz do consumidor
Desde a compreensão das mudanças macro do mercado até a compreensão da intenção do consumidor em detalhes granulares, o SEO nos diz o que os clientes desejam e precisam.
Dados e formatos de SEO – falados ou verbais – nos dão sinais claros de intenção e comportamento do usuário.
Ele faz isso de várias maneiras:
- Dados da consulta de pesquisa.
- Análise SERP.
- Dados analíticos e insights de IA.
4. Um bom SEO também significa uma melhor experiência do usuário
A experiência do usuário se tornou a prioridade número um de todo profissional de marketing. Todo mundo quer melhores classificações orgânicas e visibilidade máxima. No entanto, poucos percebem que a experiência ideal do usuário é uma grande parte para chegar lá.
O Google aprendeu a interpretar uma experiência de usuário boa ou desfavorável, e uma experiência de usuário positiva tornou-se um elemento fundamental para o sucesso de um site.
A Atualização de experiência de página do Google é algo que os profissionais de marketing de todos os setores precisarão aderir e faz parte de seu foco de longa data na experiência do cliente.
Os clientes sabem o que querem. Se eles não conseguirem encontrá-lo, haverá um problema. E o desempenho vai sofrer. Quer saber mais sobre SEO, Marketing ou até mesmo Planejamento financeiro, acesse https://goomarketing.com.br/blog/
Um exemplo claro da construção de uma experiência sólida do usuário é como o Google se tornou cada vez mais um mecanismo de resposta que oferece os dados procurados diretamente nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa).
A intenção é oferecer aos usuários a informação que eles procuram em menos cliques, de forma rápida e fácil.
O SEO de qualidade incorpora uma experiência positiva do usuário, aproveitando-a para trabalhar a favor de uma marca.
5. SEO local significa maior engajamento, tráfego e conversões
Com a ascensão e o domínio crescente do tráfego móvel, a pesquisa local tornou-se uma parte fundamental do sucesso das pequenas e médias empresas.
O SEO local visa otimizar suas propriedades digitais para uma vizinhança específica, para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira rápida e fácil, colocando-as um passo mais perto de uma transação.
As otimizações locais se concentram em bairros, vilas, cidades, regiões e até mesmo estados específicos para estabelecer um meio viável para as mensagens de uma marca em nível local.
Os profissionais de SEO fazem isso otimizando o site da marca e seu conteúdo, incluindo citações e backlinks locais , bem como listagens regionais relevantes para o local e o setor de negócios ao qual uma marca pertence.
Para promover o engajamento localmente, os profissionais de SEO devem otimizar o painel do Knowledge Graph de uma marca, sua listagem do Google Meu Negócio e seus perfis de mídia social como um começo.
Também deve haver uma forte ênfase nas avaliações de usuários no Google, bem como em outros sites de avaliações como Yelp, Home Advisor e Angie’s List (entre outros), dependendo do setor.
6. O SEO afeta o ciclo de compra
A pesquisa está se tornando um elemento crítico de SEO, e a importância da pesquisa em tempo real está crescendo.
Usar táticas de SEO para transmitir suas mensagens para bons negócios, produtos e serviços inovadores e a importância e confiabilidade do que você oferece aos clientes será um divisor de águas.
Sem dúvida, também impactará positivamente o ciclo de compra quando feito corretamente.
As marcas devem ser visíveis nos lugares em que as pessoas precisam delas para que uma conexão digna seja feita. O SEO local aumenta essa visibilidade e permite que os clientes em potencial encontrem as respostas e as empresas que as forneçam.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca