O Marketing de Conteúdo é o caminho a percorrer quando se trata de geração de leads. E se você realmente quer estar à frente dos concorrentes, é vital explorar os diferentes tipos de marketing de conteúdo que selecionamos para este post.
E se houvesse uma maneira mais barata do que os esforços tradicionais de marketing para garantir que seus clientes estejam bem informados, engajados e prontos para chegar ao próximo nível em seu funil de vendas?
Felizmente para a sua marca existe! O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que gira em torno da construção de conteúdo para sua marca usando a internet como plataforma. Quer saber mais sobre marketing e afins, acesse https://www.seobh.org/
Essa estratégia, segundo pesquisa recente do CMI, tem sido eficiente em aumentar o engajamento de 72% dos profissionais de marketing e é conhecida por ser um empreendimento de longo prazo que pode trazer resultados para o seu negócio nos próximos anos.
Mas o que é Marketing de Conteúdo, quais tipos de conteúdo sua marca pode criar e qual a importância de fazer diferentes tipos de materiais de marketing de conteúdo em meio a uma única estratégia?
O que é Marketing de Conteúdo?
Até agora, você provavelmente já ouviu a expressão “Marketing de Conteúdo” o suficiente para chamar sua atenção.
Mas é muito provável que o que você pensa ser Marketing de Conteúdo não seja exatamente assim.
Por isso, antes de começarmos a falar sobre os tipos de Marketing de Conteúdo que você pode incluir em sua estratégia, é importante definir a que estamos nos referindo aqui.
O Marketing de Conteúdo está desenvolvendo e distribuindo – geralmente pela web – conteúdo relevante e útil para seu público.
Esse conteúdo pode ser postagens de blog, boletins informativos, white papers , postagens de mídia social e muito mais. Compreender esses formatos de conteúdo ajudará a melhorar sua tomada de decisão de longo prazo para sua marca.
O objetivo deste conteúdo é:
- Transmita a experiência da sua marca.
- Mostre que sua empresa valoriza seus clientes.
Um dos maiores aspectos do Marketing de Conteúdo é seu potencial de ser consistente e alinhado com a mensagem da sua marca.
A frequência com que você publica é tão importante quanto a qualidade do conteúdo que você produz, pois ajuda a nutrir um relacionamento de longo prazo com prospects e clientes.
Como sua empresa está disposta a compartilhar conhecimento e se interessa pelo sucesso de seus clientes – como mostra o conteúdo que produz – as pessoas estarão mais aptas a escolher sua marca na hora de comprar.
Você precisa usar diferentes tipos de marketing de conteúdo em suas estratégias?
Usar vários tipos de Marketing de Conteúdo em sua estratégia não é exatamente obrigatório.
Mas com certeza pode fazer a diferença em seus números.
Isso porque a internet é um lugar tão dinâmico, e ver apenas um tipo de conteúdo o tempo todo pode ser cansativo.
Quanto mais sua marca investir na diversificação de conteúdo, melhor.
Dessa forma, você pode explorar a diferença em cada formato , certificando-se de que é adequado para o tipo de informação que você está tentando entregar.
Outro benefício de diversificar seu conteúdo é garantir que seu público nunca fique entediado.
Usando os canais e tipos certos de marketing de conteúdo, sua empresa poderá obter muito mais engajamento do que se apenas fizesse postagens em blogs ou mídias sociais constantemente.
Quais são os 10 tipos essenciais de marketing de conteúdo?
Com esse conhecimento básico de Marketing de Conteúdo, agora você está pronto para considerar os tipos de conteúdo mais eficazes que sua empresa utilizará. Esses são:
- Postagens no blog
- Infográficos
- Vídeos
- e-books
- Estudos de caso
- Lista de verificação
- Depoimentos e comentários
- Marketing de influenciadores
- Guias e instruções
- Memes
Vamos explorar cada uma dessas 10 maneiras de impressionar seus clientes com conteúdo:
1. Postagens do blog
As postagens do blog são a base do Marketing de Conteúdo. Eles constroem o reconhecimento da marca e aumentam o envolvimento com seus clientes.
Isso fica claro quando analisamos como os blogs funcionam : eles oferecem uma plataforma tão versátil que pode ser usada para publicar todo tipo de conteúdo da maneira mais rápida e fácil possível.
Ferramentas como o WordPress vêm prontas para uso (de graça!) e podem ajudá-lo a criar um blog em alguns minutos.
Essa maneira barata de comercializar sua marca é baseada inteiramente na qualidade do conteúdo que você entrega.
Quanto mais elaborada, detalhada e atualizada for uma postagem de blog , maior a probabilidade de obter os resultados que sua empresa deseja.
A postagem média do blog tem 1.142 palavras , mas o conteúdo de formato longo (mais de 3.000 palavras) pode ter uma chance melhor de responder à intenção de pesquisa de um usuário .
2. Infográficos
Muitas ideias complexas que sua marca pode querer entregar aos seus clientes são muito difíceis de explicar usando apenas uma postagem no blog.
Às vezes, você precisa de recursos visuais para poder explicar adequadamente suas soluções.
É aí que os infográficos são úteis.
Infográficos são formas visuais de apresentar ideias. Normalmente, eles priorizam marcadores e números, em vez de conteúdo de formato longo que você veria com mais frequência em postagens de blog. O Blog SEO detalha outros vários tipos de temas, e muito mais, veja a seguir https://www.seobh.org/category/blog/
Um infográfico é uma boa maneira de mostrar uma ideia complexa ao seu cliente sem ter que depender de tantas palavras para fazê-lo.
3. Vídeos
Quem não gosta de assistir a vídeos rápidos sobre temas interessantes?
Desde a popularização das conexões de banda larga e a ascensão da era do YouTube, a internet nunca mais foi a mesma.
Isso porque cada vez mais o conteúdo produzido navegou para vídeos nos últimos anos.
Os vídeos são difíceis de produzir, mas geram os melhores resultados.
Afinal, as pessoas gastam pelo menos 100 minutos assistindo a vídeos por dia e 48% dos clientes confiam nos vídeos para refletir no que estão interessados.
Se a sua empresa consegue criar um bom conteúdo de vídeo, é mais provável que converta e cultive um lead do que se investir apenas em conteúdo escrito hoje em dia.
4. e-books
Os eBooks também são uma alternativa para a produção de conteúdo na internet.
Eles são textos longos que fazem mais do que postagens de blog por um motivo importante.
Para baixar um eBook, os clientes precisam fornecer à sua empresa algumas informações sobre si mesmos, como um endereço de e-mail e um nome.
Com essas informações em mãos, sua empresa pode navegar facilmente pelo processo de nutrição, fornecendo aos clientes mais conteúdo que provavelmente os envolverá.
E-books sobre assuntos populares podem gerar muito interesse pelos produtos e serviços da sua empresa, por isso você deve investir nesse tipo de conteúdo.
5. Estudos de caso
Que tal usar o conhecimento que sua empresa já possui para garantir a chegada de novos clientes?
Isso é o que você pode obter com o conteúdo de estudos de caso .
Em estudos de caso, sua empresa mostra como sua expertise já foi usada para ajudar outros negócios e, em troca, ganha uma grande oportunidade de garantir que seus prospects entendam o que ela faz e como faz.
Os estudos de caso são uma ótima maneira de se apresentar como um especialista em seu campo.
Portanto, eles estão entre os conteúdos de alta qualidade que uma marca pode produzir online.